Combinação de bioestimulador e hidroxiapatita de cálcio pode melhorar qualidade da pele
O uso de exosome antes do tratamento com a hidroxiapatita de cálcio pode provocar melhoras consistentes na qualidade da pele, incluindo aspectos como aparência, textura, rugas e pigmentação. A conclusão é de um estudo recentemente publicado no Journal of Cosmetic Dermatology.
O estudo acompanhou 40 pacientes, homens e mulheres de 34 a 72 anos. O grupo realizou as seguintes terapias:
• 20 participantes receberam apenas o exosome, para verificar se o método permitia a adequada absorção do exosome;
• 5 participantes receberam exosome seguida de injeção facial diluída (1:1) de hidroxiapatita de cálcio;
• 5 participantes receberam exosome e hidroxiapatita de cálcio hiperdiluída (1:4) no pescoço;
• 5 participantes receberam uma injeção facial de hidroxiapatita de cálcio diluída (1:1), sem exosome;
• 5 participantes receberam uma injeção de hidroxiapatita de cálcio hiperdiluída (1:4) no pescoço, também sem exosome.
Além disso, todos participantes foram tratados com uma combinação de terapia com LED de alta intensidade com comprimento de onda de 660 nm e 930 nm.
Antes do tratamento, os pesquisadores analisaram a pele dos participantes e documentaram com fotografias Quantificare 3D. Além disso, todos tiveram a pele do rosto esfoliada com ácido glicólico e sal marinho.
Resultados da combinação de bioestimulador e hidroxiapatita de cálcio
Após 30 dias, os autores identificaram melhora no tom e qualidade da pele de todos os pacientes tratados tanto com exosome como com hidroxiapatita de cálcio isoladamente. As imagens de Quantificare 3D mostraram redução da oleosidade e melhora consistente nos poros, rugas, uniformização e vascularização da pele. No caso dos pacientes que receberam exosome antes da hidroxiapatita de cálcio, os resultados foram ainda mais rápidos e perceptíveis.
A busca pela melhora da qualidade da pele e a combinação de tratamentos para obter resultados mais efetivos e naturais são duas das maiores tendências no universo da Cosmiatria. As maiores atualizações nesse sentido, serão abordadas na sexta edição do MIA, o maior congresso de injetáveis da América Latina.
Desde 2017, o MIA é um congresso de referência sobre procedimentos cosmiátricos e tratamentos associados, exclusivos para médicos. Além das principais inovações em técnicas e produtos, o MIA aborda questões essenciais, como anatomia e patologia. Seu corpo de professores abriga profissionais de referência em suas áreas de atuação, incluindo alguns dos injetores mais experientes do país.
Anote na agenda: o MIA 2023 será de 15 a 18 de novembro, no Pro Magno Centro de Eventos, em São Paulo (SP). As inscrições serão abertas em breve